Histórico


O curso superior em Geografia da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, foi criado no início da década de 1980, tendo o mesmo tempo de existência da Universidade.

Ao longo de mais de três décadas tem formado profissionais, inicialmente com a Licenciatura. Com o amadurecimento de seu corpo profissional e devido à necessidade do mercado regional por profissionais no início dos anos 1990, instituiu o Bacharelado e posteriormente várias turmas de Pós-Graduação Lato Sensu.

Assim, cumpre com seu papel institucional na formação e capacitação de profissionais que se destacam local e nacionalmente na sociedade, de modo a contribuir para a melhoria da qualidade de vida e para o desenvolvimento social, econômico, cultural e territorial de Rondônia.

O Curso de Geografia é parte dessa história vitoriosa da UNIR, colaborando significativamente no processo de compreensão das dinâmicas socioterritoriais que configuram a Amazônia brasileira e, em particular, de Rondônia.

O Departamento na atualidade conta com 15 doutores, 01 mestre e 01 especialista e oferece as modalidades Licenciatura e Bacharelado no período vespertino, em salas amplas e confortáveis. Disponibiliza ainda laboratórios didáticos que atendem a Graduação e Pós-Graduação.

Em 2015 foi implantado um novo projeto pedagógico alinhado às demandas da sociedade contemporânea.

Em anexo, baixe o gráfico com informações atualizadas sobre número de graduados. 

 

Gráfico com informações sobre graduados

 

(*) Os egressos se referem ao PPGG. Outubro de 2012.

Fonte: DEGEO/UNIR; PPGG/UNIR